segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Pelas Ruas...

Transporte coletivo com Biodiesel Experimental no Rio.
Texto e fotos por Nathália Pimentel

Uma parceria entre a Fetranspor, a Secretaria de Estado do Ambiente e a Secretaria de Estado dos Transportes lança o Programa "O Rio de Janeiro anda na frente" e dá à cidade a oportunidade de testar a performance, o desempenho e as emissões de gases poluentes do Biodiesel B20 - um combustível experimental que traz a mistura de 20% de biodiesel ao diesel comum - nas frotas de ônibus. Os testes já estão sendo realizados em 15 veículos, de empresas de ônibus distintas, e também irão resultar numa previsão sobre os custos deste combustível no Brasil, comparado ao diesel de origem mineral.
Os ônibus que estão utilizando o B20 podem ser identificados pelos adesivos com as logomarcas do programa e das empresas parceiras, entre elas a Petrobrás. A expectativa do programa é de que cada veículo abastecido com o B20 rode cerca de 300 quilômetros diários, com consumo médio de 100 litros de diesel, durante 12 meses. Durante esse período, a Fetranspor e as Secretarias de Estado dos Transportes e do Ambiente farão o monitoramento dos indicadores e consolidarão os dados em um relatório final. A data para a utilização do B20 em toda a frota seria em 2016, com essa iniciativa, a cidade antecipa em sete anos a previsão inicial.

Na foto: ônibus da Viação Ideal, Linha M92 [Bancários - Castelo / via Linha Vermelha], integrante da frota que foi renovada, em agosto desse ano, que possui câmeras de segurança, visor eletrônico e elevador com acesso para pessoas com dificuldade de locomoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário