domingo, 22 de novembro de 2009

Confint reunirá jovens ao redor do mundo em prol dos desafios ambientais

Texto por Alexandre Ferrari
Imagem: Símbolo da Conferência

A primeira conferência internacional infanto-juvenil - Confint, que vai contar com a participação de jovens de todos os continentes, será realizada em Brasília, em 2010. "Vamos cuidar do Planeta" é o nome do encontro que vai discutir e apresentar soluções para os principais desafios ambientais.
Iniciativa do governo brasileiro, a Conferência Internacional é fruto da experiência de três "Conferências Nacionais - Vamos cuidar do Brasil", que aconteceram em 2003, 2006 e 2009, em 20 mil escolas de todo o país. O convite, lançado agora, é para que adolescentes e jovens do mundo possam vir ao Brasil debater alternativas para a construção de sociedades ambientalmente sustentáveis e socialmente justas. O tema das discussões será: "As Mudanças socioambientais globais com foco nas mudanças climáticas".
Os países participantes da Conferência, como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor Leste, poderão trazer um jovem facilitador, com idade entre 18 e 25 anos, que ficará encarregado de mediar o diálogo e ajudar crianças e adolescentes a organizarem suas próprias ideias, contribuindo com a interpretação do material de apoio e com a realização das diversas etapas do evento. Estes jovens facilitadores devem dominar pelo menos um dos idiomas da conferência (espanhol, inglês, francês e português), além de seu idioma nativo e chegarão ao Brasil uma semana antes da delegação de seu país para participar de um curso preparatório, que incluirá um treinamento sobre conceitos, metodologias e atividades que serão desenvolvidas.
A estimativa é de que a Confint reúna aproximadamente 900 pessoas, entre adolescentes de 12 a 15 anos, educadores e líderes de movimentos de juventude vindos de mais de 50 países. Os participantes ficarão envolvidos em atividades lúdicas, oficinas práticas, diálogos interculturais e intergeracionais, onde será criada a "Carta das Responsabilidades – Vamos Cuidar do Planeta", documento que assumirá responsabilidades coletivas e ações que devem ser implementadas local e globalmente. É possível também, participar de espaços virtuais onde os jovens de todos os países podem se comunicar. A Conferência também está presente no Facebook e no Twitter.
Acessando o
site da Confint, além de obter mais informações sobre o evento, você pode ver cadernos sobre questões ambientais com destaque para os temas água, energia, biodiversidade e mudanças climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário