Segundo matéria publicada no site da Revista Veja, é exigência da Fifa - Federação Internacional de Futebol - que as doze arenas que sediarão as partidas durante a Copa de 2014, que acontecerá no Brasil, precisam ser sustentáveis. Dentre os projetos já aprovados, está a adoção de tecnologias de economia, como produção de energia com o vento e raios de sol, e coletores de água da chuva para usá-la em limpeza, irrigação e nas torres de resfriamento de ar-condicionado.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Fifa exige estádios mais 'verdes' para a Copa de 2014.
Segundo matéria publicada no site da Revista Veja, é exigência da Fifa - Federação Internacional de Futebol - que as doze arenas que sediarão as partidas durante a Copa de 2014, que acontecerá no Brasil, precisam ser sustentáveis. Dentre os projetos já aprovados, está a adoção de tecnologias de economia, como produção de energia com o vento e raios de sol, e coletores de água da chuva para usá-la em limpeza, irrigação e nas torres de resfriamento de ar-condicionado.
Pelas Ruas...
Programa Carbono Neutro
Os produtos, o refil, o uso sustentável dos ativos da biodiversidade, o desenvolvimento de sabonete de base vegetal, o álcool orgânico, o uso do papel reciclado nas revistas, a tabela ambiental, são escolhas que a Natura fez ao longo desses anos e que mostram o quanto a nossa preocupação com o bem–estar do planeta. Segundo dados da Empresa Natura entre as práticas já adotadas que contribuíram para a redução estão: a utilização de álcool orgânico nas fórmulas, a redução de massa da Revista Natura, o incentivo ao transporte de produtos por via marítima, o uso de combustíveis renováveis, a otimização de embalagens e a ampliação do uso de materiais reciclados.
O compromisso deles é a valorização do meio ambiente e do planeta, assim preservando o ambiente em que vivem, além de ser um novo modelo de negócios.
Embalagens Recicladas e Modernas
Programa Crer Para Ver
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Feira Cultural mostra como fábricas destroem nosso planeta
As fábricas poluem o ar com produtos químicos. Os nomes dos gases lançados pelas chaminés das indústrias é de arrepiar: óxido de enxofre (SO), óxido de nitrogênio (NO) e hidrocarbonetos (HC).
Reciclando com Arte
Fotos cedidas por Juliana Rosenthal
"Como eu era muito pequena, eu sempre dava meu jeitinho com o material que eu tinha em casa: revista velha virava origami, caixa de fósforo virava cômoda de Barbie, caixa de maizena transformava em guarda-roupa, retalho de tecido virava roupinha de boneca."
Formada há dois anos, ela desenvolve atividades no ramo da arte-educação. Já trabalhou em escolas, museus e em oficinas e cursos livres. Hoje, leciona sobre desenho, papel artesanal, tecelagem e, ainda, arte e tecnologia.
"Em todas as temáticas sempre procuro abordar questões como reaproveitamento e sustentabilidade, pois acho que como artista e, pricipalmente como professora, tenho um papel importante na educação política, social e cultural."
1º - Cortar os potes. Observe o seguinte: o condicionador será a tampa, então deve-se cortar exatamente na parte mais larga do pote. Já o pote de shampoo deve-se cortar uns dois
ou três centímetros abaixo da área mais larga para que um encaixe no outro.
a foto).
até maquiagem de verdade mesmo! Cole os olhinhos, o cabelo e o rostinho no fundo. Aguarde a secagem.
Um baleiro de Boneco de Neve para adoçar o seu Natal
para a arte reciclável. Sua primeira arte reciclada foi este Boneco de Neve e hoje ela vai partilhar esse conhecimento com o Ambiente Reciclável.
"Muitas das coisas que faço, me inspiro na internet, que é uma fonte maravilhosa para quem procura sobre artes em geral. Olho aqui, olha acolá e quando vejo, sai alguma coisa."
1 - Limpe bem a lata. É imprescindível que ela fica bem limpa e seca.
4 - Corte a bolinha de isopor ao meio.
fazer a haste do protetor de orelha e cole as metades das bolinhas revestidas.
Pelas Ruas...
Vamos colaborar, coloque o meio ambiente em primeiro lugar!
Veja como é fácil fazer um tapete decorado com tampinhas de garrafa pet
Modo de fazer:
-Fure com a tesoura a lateral das tampinhas de garrafa pet;
- Com o nylon, prenda uma na outra;
* Use a criatividade, faça como quiser seu tapete. Pode com nomes, times, personagens e etc.
Papel reciclado vira prioridade nas empresas
Instituições de Ensino cooperam com o Meio Ambiente
domingo, 22 de novembro de 2009
Jogo Eco-Educativo lançado pela Bico de Lacre
Imagens: [1] reprodução da capa do jogo
[2] reprodução do site do Projeto SISGA
Recicle é um jogo de tabuleiro cujo tema gira em torno de materiais orgânicos e recicláveis (papel, vidro, longa-vida, plástico e metal) e a dinâmica envolve coletá-los e levá-los para a Cooperativa, onde são reciclados em troca de pontos e retorno financeiro.Foi desenvolvido pela Bico de Lacre, uma editora de jogos com tiragens limitadas, de produção artesanal, com exemplares numerados e assinados pelo autor, o designer Luish Moraes Coelho. O jogo é feito com peças de resina de PET reciclado e pedaços de Tetrapak reciclado.
Pode ter de 2 a 4 participantes, onde cada um movimenta uma equipe de catadores que disputam a coleta de materiais e administram uma Cooperativa, com área de reciclagem e aterro sanitário. Ao longo do jogo, os jogadores passam pelas fases de abastecimento, compra de equipamentos para reciclagem, movimentação de Catadores, compra de materiais no Armazém de excedentes, negociação livre entre Cooperativas e, por fim, a Reciclagem. O jogo termina quando esgota a capacidade de algum aterro sanitário ou quando todos os Catadores tiverem iniciado um turno.
Para você que prefere jogar online, uma boa opção para divertir e educar as crianças é o Jogo da Reciclagem, desenvolvido pelo Projeto SISGA - Sistema de Informação para o Sistema de Gestão Ambiental. Composto por 12 fases, o jogador precisa descartar o material que aparece na lixeira de cor certa para a reciclagem. Para acessar, clique na imagem ao lado. Além dele, há outros jogos disponíveis no site do Projeto. Basta acessar a guia 'jogos'.
Confint reunirá jovens ao redor do mundo em prol dos desafios ambientais
A primeira conferência internacional infanto-juvenil - Confint, que vai contar com a participação de jovens de todos os continentes, será realizada em Brasília, em 2010. "Vamos cuidar do Planeta" é o nome do encontro que vai discutir e apresentar soluções para os principais desafios ambientais.
Iniciativa do governo brasileiro, a Conferência Internacional é fruto da experiência de três "Conferências Nacionais - Vamos cuidar do Brasil", que aconteceram em 2003, 2006 e 2009, em 20 mil escolas de todo o país. O convite, lançado agora, é para que adolescentes e jovens do mundo possam vir ao Brasil debater alternativas para a construção de sociedades ambientalmente sustentáveis e socialmente justas. O tema das discussões será: "As Mudanças socioambientais globais com foco nas mudanças climáticas".
Os países participantes da Conferência, como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor Leste, poderão trazer um jovem facilitador, com idade entre 18 e 25 anos, que ficará encarregado de mediar o diálogo e ajudar crianças e adolescentes a organizarem suas próprias ideias, contribuindo com a interpretação do material de apoio e com a realização das diversas etapas do evento. Estes jovens facilitadores devem dominar pelo menos um dos idiomas da conferência (espanhol, inglês, francês e português), além de seu idioma nativo e chegarão ao Brasil uma semana antes da delegação de seu país para participar de um curso preparatório, que incluirá um treinamento sobre conceitos, metodologias e atividades que serão desenvolvidas.
A estimativa é de que a Confint reúna aproximadamente 900 pessoas, entre adolescentes de 12 a 15 anos, educadores e líderes de movimentos de juventude vindos de mais de 50 países. Os participantes ficarão envolvidos em atividades lúdicas, oficinas práticas, diálogos interculturais e intergeracionais, onde será criada a "Carta das Responsabilidades – Vamos Cuidar do Planeta", documento que assumirá responsabilidades coletivas e ações que devem ser implementadas local e globalmente. É possível também, participar de espaços virtuais onde os jovens de todos os países podem se comunicar. A Conferência também está presente no Facebook e no Twitter.
Acessando o site da Confint, além de obter mais informações sobre o evento, você pode ver cadernos sobre questões ambientais com destaque para os temas água, energia, biodiversidade e mudanças climáticas.
Cuidados com o meio ambiente despertados na hora do lanche
Imagem: reprodução do vídeo de divulgação da campanha
sábado, 21 de novembro de 2009
Nada como ficar bela e saudável!
Imagem extraída do site da Natura
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Ônibus do Meio Ambiente.
(21) 2567-9732
Aproveite e conheça mais sobre projetos de Meio Ambiente.
Pelas Ruas...
Muitos endocrinologistas criticam esse refrigerante além de para muitas pessoas a taxa de açúcar ser prejudicial á saúde. Mas tudo isso tem um lado bom, e está no verso da lata, a Coca apóia cooperativas de reciclagem, “VIVA POSITIVAMENTE” não é um projeto, e sim um compromisso de viver em um mundo melhor.
O objetivo é devolver um pouco da água que eles utilizam em produtos, nas bebidas em que fabricam e nos processos produtivos.
A preocupação com o meio ambiente e o bem estar das pessoas, está em primeiro lugar, promovendo não só aos seus consumidores, mas a toda população, uma vida mais saudável.
Acesse o site da Coca Cola: http://www.cocacola.com.br/ e saiba mais clicando em Viva Positivamente.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Um brinde valioso para o planeta
Entre os 11 estudantes escolhidos, que terão todas as despesas pagas durante os dois anos de mestrado, o que soma um total de 537 mil euros, está a brasileira Renata Hortencia Sales, Engenheira Civil que se especilizará em Energia Eólica pela Technical University of Denmark.
Com esse empreendimento, além da considerável economia de recursos naturais, que seriam utilizados na produção dos tais brindes, os organizadores da Conferência estarão auxiliando na formação de profissionais especializados que terão muito a acrescentar para a preservação do planeta.
Obama e Hu. Um encontro promissor para o Clima.
Barak Obama visitou, nesta terça-feira, a cidade de Pequim, onde encontrou com Hu Jitao, presidente chinês, para a primeira reunião bilateral que marcou o início das discussões políticas entre China e Estados Unidos. Alguns temas foram discutidos pelos líderes das duas potências mundiais, mas parece que apenas um gerou concordância das duas partes: o Clima. Os dois afirmam desejar que a COP-15 [15ª Conferência das Partes entre os países membros da Convenção do Clima da ONU], que acontecerá no próximo mês em Copenhague, gere um acordo com efeito imediato. Segundo Obama, os bons resultados consistem em trabalharem juntos. "Sem os esforços da China e dos EUA, os maiores consumidores e produtores de energia, não pode haver soluções. Concordamos em trabalhar juntos para alcançar um êxito em Copenhague. Nosso objetivo não é um acordo parcial".
China e Estados Unidos são os dois maiores poluentes do planeta e muitos países esperam iniciativas dessas duas potências econômicas na Cop-15. Em um comunicado conjunto, os dois países reafirmam que um acordo em Copenhague estará baseado em responsabilidades comuns, porém diferenciadas conforme as metas de redução de emissões por parte dos países desenvolvidos e ações nacionais apropriadas de atenuação por parte dos países em desenvolvimento.
Sacolas de plástico X Sacolas recicláveis.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Reciclagem de Caixa de Papelão
Como reciclar caixas de papelão e decorar sua casa?
O Blog Ambiente Reciclável te ensina!
O que precisa:
- Caixa de Papelão – do tamanho que desejar.
- Folhas de Papel Fino nos tons Preto e Dourado (cerca de 3 a 4)
- Para a decoração da caixa de bolinhas:
1 metro de tecido Chita ou outro que não desfie.
- Cola Cascorex
- Pincel Comum (grosso)
- Tesoura sem ponta
- Lixa de unha
- Verniz
- Pincel Comum para o Verniz
- Aguarrás
*As cores do Papel Fino e do Tecido de preferência devem ser nos tons escuros.*
Para decorar:
- Fita de cetim
- Tinta Relevo para decorar
- Pezinhos de madeira
*Na decoração você pode usar sua imaginação e criar o que quiser, mas nada que seja úmido.*
Modo de fazer:
- Amasse as folhas duas vezes uma de cada vez, abra com cuidado para não rasgar e passe com o ferro morno.
- Pegue a caixa, ponha a cola Cascorex, molhe o pincel na água e espalhe a cola na caixa, lado por lado, de preferência comece por dentro. Faça isso em todos os lados.
- Pegue o papel fino dourado, já amassado e passado e ponha delicadamente dentro da caixa, passando a mão levemente.
- Faça o mesmo esquema com o preto no lado de fora.
- Nos acabamentos passe cola também e ponha o papel.
- Deixe secar por três horas, pegue a lixa de unha e tire o excesso dos acabamentos, cuidado para não rasgar as laterais.
- No caso da tampa ser de pano passe a cola com o pincel úmido, coloque o pano e recorte as sobras. Pressione o pano com as mãos para que não fique ar e nem faça bolhas, tente deixar ele liso.
- Depois de seco as partes com papel e somente as partes do lado de fora, passe o Verniz, levemente para dar brilho e permeabilizar a sua caixa.
- Deixe secar por umas 5 horas, depois de seco decore, com fitas de cetim, colando com a Cascorex ou com cola quente, faça laços, e use também as tintas relevos com gliter ou sem para dar um toque.
- Por fim cole os pezinhos com a Cascorex deixando um dia para secar tudo.
A finalização é sua.
A aguarrás é para limpar o pincel do verniz. Quando for usar, de preferência esteja com uma máscara e, crianças não usem pois o cheiro é muito forte.
Antes e Depois:
Não jogue fora! Recrie, recicle!
BNDES financiará R$225 milhões para reciclagem.
"Quero fazer um apelo aos prefeitos do Brasil inteiro, sabe, que ajudem a organizá-los [os catadores]. Se, por acaso, um prefeito qualquer resolver tirar 200, 300 pessoas que estão na catação para colocar um empresário, o que vai acontecer? Ao invés de dar salário para 300 pessoas, você dá lucro para apenas uma." afirmou durante o programa semanal de rádio "Café com o Presidente", pedindo um incentivo maior das prefeituras às cooperativas e não apenas à iniciativa empresarial no setor.
domingo, 15 de novembro de 2009
Livro incentiva consciência ambiental nas crianças.
Foto: reprodução da capa do livro
Feira Internacional de Transporte apresenta novidades sustentáveis para diminuir o impacto ambiental dos caminhões.
Foi o que mostrou a 17ª Fenatran - Feira Internacional de Transporte - que aconteceu em São Paulo no mês de outubro.
O FPT Cursor 8, foi uma solução sugerida pela Iveco para a região Nordeste. um motor totalmente movido a etanol de consumo mais rápido que faz com que o custo-benefício compense para aqueles que trabalham na produção de cana-de-açúcar.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Natal Consciente
Nossa convidada de hoje no "Decorando o Seu Mundo" é a artista plástica e arte educadora Cristina Burdelis, que iniciou a carreira artística no difícil momento da perda de um ente querido. E o que começou como terapia, hoje se transformou em profissão. Formada em pedagogia e artes plásticas, ela ministra cursos para crianças, adultos e idosos.
Cristina nos ensina como preparar uma árvore natalina, através da reutilização de materiais.
Acompanhe o passo-a-passo e deixe seu Natal ainda mais alegre e consciente!
PASSO-A-PASSO
Material a ser utilizado:
- 17 tubinhos de papelão (rolinhos de papel higiênico)
- Jornal
- Cola branca
- Fita adesiva
- Lápis ou caneta
- Tesoura
- Espátula
- Pasta para modelagem
- Pincel
- Tinta acrílica fosca para artesanato na cor branca
- Tintas tempera guache nas cores verde claro e verde escuro
- Bandejas de isopor
- Tintas dimensionais de diversas cores
- Imagens natalinas impressas ou de papel de presente
- Papel-cartão ou cartolina (sugestão: capas de livros que não poderão ser mais usados)
- Multcolage para papel (cola especial)
Procedimentos:
1 – Usando como referência a fita adesiva, trace vários círculos, com lápis ou caneta, sobre pedaços de jornal. Depois, recorte-os.
2 – Cole-os sobre as duas bases dos tubinhos, usando a cola branca.
3 – Para obter maior reforço, passe a fita adesiva sobre as bases.
4 –Com a cola branca, fixe um tubinho ao lado do outro, até que se forme uma ¨pirâmide¨.
6 – Em um recipiente, faça a mistura com o auxílio da espátula, na proporção de três colheres de pasta de modelagem para duas de cola branca aplicando essa mistura sobre toda a base.
7 – Após secagem de aproximadamente 24 horas, aplique uma demão de tinta acrílica fosca para artesanato.
9 – Para causar um efeito de pátina, aplique o pincel na posição horizontal, juntamente com a tinta têmpera guache na cor verde claro.
11 –Fixe-as com a cola branca, na ponta de cada tubinho.
12 – Recorte várias imagens natalinas e cole-as em papel-cartão com o Multcolage, para maior impermeabilização, e realce as cores.
13 – Decore as imagens com as tintas dimensionais, nas mais variadas cores e prenda-as na árvore com cola branca.
Pronto! A sua árvore natalina de materiais recicláveis já está linda para decorar a sua casa!
Para conhecer outros trabalhos direcionados ao tema ¨reciclar", visite o site de Cristina:
http://www.cristinaburdelis.com.br/