terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fifa exige estádios mais 'verdes' para a Copa de 2014.

Texto e foto por Nathália Pimentel
*foto: Maracanã*

Segundo matéria publicada no site da Revista Veja, é exigência da Fifa - Federação Internacional de Futebol - que as doze arenas que sediarão as partidas durante a Copa de 2014, que acontecerá no Brasil, precisam ser sustentáveis. Dentre os projetos já aprovados, está a adoção de tecnologias de economia, como produção de energia com o vento e raios de sol, e coletores de água da chuva para usá-la em limpeza, irrigação e nas torres de resfriamento de ar-condicionado.
Além disso, é dada prioridade à utilização de materiais como aço e concreto reciclados ou produtos certificados, como madeiras, produzidos na região, diminuindo a emissão de poluentes com o transporte. A ideia é que os estádios aproveitam ao máximo a iluminação e a ventilação natural e possuam sistema de coleta e separação dos resíduos. Porém, esses planos continuam no papel, aguardando por tempo e viabilidade econômica. A estimativa de gastos com os projetos chega a mais de 5 bilhões de reais, e a conta costuma aumentar com o andamento das obras. As arenas já existentes passarão por reformas profundas para adaptar-se às normas da entidade, que costuma ser rígida em seus critérios. E quem está na mira dos avaliadores no momento é o Maracanã. Candidato a ser palco da final dos jogos, o estádio corre risco de ser reprovado na avaliação, se a licitação pública do seu projeto de reforma não for concluída até o começo do ano que vem.

Pelas Ruas...

Papéis Reciclados até no extrato bancário
Texto e foto por Eloana Proença


O Banco Real aposta em um mundo melhor, com ar puro, e um ambiente saudável para seus clientes e futuros clientes, e pensando em aprimorar sempre, que o banco adotou o método de papéis reciclados para todo e qualquer tipo de documento, panfleto, carta ao cliente. No próprio Banco, todos os papéis presentes são reciclados, dos mais importantes, até um papel de recado, o envelope para depósitos também são reciclados, no banco também há a coleta de pilhas, qualquer pessoas, mesmo não sendo cliente pode deixar as pilhas em qualquer agência. Um detalhe á mais, em dias de chuva o Banco Real adotou para os clientes, sacolas de papel resistente para pôr os guardas-chuva. Os extratos que chegam na casa dos clientes também são de papel reciclado. Meio Ambiente em primeiro lugar e em todos os lugares.

Programa Carbono Neutro

Texto e foto por Eloana Proença

O Programa Carbono Neutro, começou em 2007, e a meta era de neutralizar todas as emissões de gases de efeito estufa, para reduzir o aquecimento global.
Os produtos, o refil, o uso sustentável dos ativos da biodiversidade, o desenvolvimento de sabonete de base vegetal, o álcool orgânico, o uso do papel reciclado nas revistas, a tabela ambiental, são escolhas que a Natura fez ao longo desses anos e que mostram o quanto a nossa preocupação com o bem–estar do planeta. Segundo dados da Empresa Natura entre as práticas já adotadas que contribuíram para a redução estão: a utilização de álcool orgânico nas fórmulas, a redução de massa da Revista Natura, o incentivo ao transporte de produtos por via marítima, o uso de combustíveis renováveis, a otimização de embalagens e a ampliação do uso de materiais reciclados.
O compromisso deles é a valorização do meio ambiente e do planeta, assim preservando o ambiente em que vivem, além de ser um novo modelo de negócios.
Detalhe na foto: O refil - além de econômico o uso dos refis reduz o impacto ambiental.

Embalagens Recicladas e Modernas

Texto e fotos Eloana Proença



O que está em volta de um presente, ou um perfume?
– A Embalagem.
Muitas das vezes quando uma pessoa compra um perfume ou ganha um presente, ela quer ver o conteúdo, e rapidamente joga fora essa embalagem, sendo de papel ou plástico, assim poluindo o meio ambiente.
Por que não aderir à embalagens recicladas e modernas? A Empresa Natura aderiu a essa moda e a essa iniciativa, para poluir menos o meio ambiente. Com criatividade, ela inovou com caixas de presentes diferentes, que o próprio consumidor pode montar, e os produtos também chagam à casa do consumidor em caixas recicladas, além de sacolas e presentes também.
Todas as embalagens contém a Tabela Ambiental, uma iniciativa, de colocar na rotulagem os seis indicadores que mostram a origem de suas matérias-primas e materiais de embalagem.
O objetivo da Natura é ser transparente, ter compromisso com a verdade, e melhorar o mundo em que vivemos.

Tabela Ambiental

Programa Crer Para Ver

TEXTO ELOANA PROENÇA
FOTO DIVULGAÇÃO DO SITE OFICIAL DA NATURA

Muitas pessoas gostam de ver para crer, no caso dos idealizadores do Programa Crer Para Ver é bem diferente, este programa é uma linha de produtos da Empresa Natura, o programa prioriza a educação de qualidade no Brasil, toda a arrecadação é revertida para projetos da educação pública.
Esse projeto começou em 1995 e vem dando bons frutos, com dados da Empresa até o final de 2006 foram arrecadados R$ 20,9 milhões de reais, forma financiados mais de 153 projetos em mais de 4.000 escolas públicas, envolvendo mais de 911 mil alunos. O melhor de tudo é que a maioria dos produtos são reciclados e não agride o meio ambiente, como sacola de papel reciclado, carões de presente, e cadernetas de recados feitos com material reciclado , camisas feitas de 50 % de algodão e 50% poliéster produzido a partir de PET reciclado.
Além desses produtos há a campanha “Você leva as suas escolhas”, campanha para o término de sacolas plásticas, a “modelo” da campanha é uma sacola reutilizável, feita em tecido Panamá, é um produto de alta qualidade, substituindo as sacolas descartáveis. Diminui a poluição do meio ambiente, pois o tecido é feito a partir de PET reciclado e tem qualidade equivalente a do tecido comum. A bolsa (FOTO) tem um custo de R$ 15,90.

Faça você também as suas escolhas.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Feira Cultural mostra como fábricas destroem nosso planeta

Texto e fotos por Priscila Vieira

O colégio Educandário Inhoaíba está inserindo seus alunos nos cuidados com o meio ambiente. E para despertar esse interesse, esse ano realizou a Feira Cultural, com o tema “A preservação do meio ambiente”. No projeto, os alunos fizeram trabalhos com maquetes que ilustraram atitudes negativas e positivas, para a conservação do nosso planeta. Esses trabalhos foram feitos através da reutilização de materiais recicláveis.No dia da exposição, a aluna Mariane de Almeida, participou apresentando sua maquete que simulava uma cidade sendo poluída pelos gases emitidos por uma fábrica.
As fábricas poluem o ar com produtos químicos. Os nomes dos gases lançados pelas chaminés das indústrias é de arrepiar: óxido de enxofre (SO), óxido de nitrogênio (NO) e hidrocarbonetos (HC).

Olhe só o estrago: respirar óxido de enxofre provoca tosse e pode causar asma e bronquite nas crianças. Nas pessoas mais velhas ele dá falta de ar e enfisema pulmonar, uma doença grave. O óxido de nitrogênio e os hidrocarbonetos fazem os olhos arder e deixam as pessoas com menos resistência. Isso pode desenvolver problemas respiratórios e provocar doenças como a sinusite, além de constituir o smog, névoa de poluição que dificulta a visibilidade, e contribuir para o efeito estufa.

Falando em meio ambiente, esses gases ajudam a formar oxidantes como o ozônio (O3) e contribuem para o aquecimento global.


Vale lembrar que Mariane usou materiais recicláveis como caixas de leite e de mingau para desenvolver seu trabalho. Parabéns à aluna!

Reciclando com Arte

Texto por Priscila Vieira
Fotos cedidas por Juliana Rosenthal

Juliana Rosenthal, nossa convidada de hoje, é arte-educadora formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ela nos conta que desde de criança sempre se interessou por trabalhos manuais.
"Como eu era muito pequena, eu sempre dava meu jeitinho com o material que eu tinha em casa: revista velha virava origami, caixa de fósforo virava cômoda de Barbie, caixa de maizena transformava em guarda-roupa, retalho de tecido virava roupinha de boneca."
Segundo Juliana, foi no colégio, quando já estava no ensino médio, que começou a perceber a importância de reaproveitar materiais. Participando do grupo GERESOL, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Juliana e seus amigos desenvolveram vários trabalhos utilizando coisas que seriam jogadas no lixo.
Seguindo pelo caminho das artes plásticas, Juliana se viu apaixonada pela área de Fibras [cestaria, tecelagem e produção artesanal de papel] e, hoje, já muito interada com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente, trabalha com esculturas feitas a partir dos papéis artesanais que ela mesma produz usando como matéria-prima sacos de cimento e fibras naturais como a da bananeira e a do sisal.
Formada há dois anos, ela desenvolve atividades no ramo da arte-educação. Já trabalhou em escolas, museus e em oficinas e cursos livres. Hoje, leciona sobre desenho, papel artesanal, tecelagem e, ainda, arte e tecnologia.

"Em todas as temáticas sempre procuro abordar questões como reaproveitamento e sustentabilidade, pois acho que como artista e, pricipalmente como professora, tenho um papel importante na educação política, social e cultural."
Juliana garante que arte e artesanato são coisas muito diferentes e afirma que utiliza o artesanato como um passatempo e até uma forma de aprimorar suas habilidades em seu trabalho como artista.

Um desses trabalhos artesanais é o Estojo de Lápis de cor que Juliana desenvolveu a partir de potes de shampoo e condicionador.

Vamos aprender com ela!

Material:
- 1 pote de shampoo;
- 1 pote de condicionador;
- Par de olhos movéis para bonecas;
- Retalho de feltro nas cores pele, preto e outra cor para o fundo;
- Fitas, botões, sianinhas, apliques nas cores que desejar;
- Cola de contato para EVA (encontrada em papelarias)

Como fazer:
1º - Cortar os potes. Observe o seguinte: o condicionador será a tampa, então deve-se cortar exatamente na parte mais larga do pote. Já o pote de shampoo deve-se cortar uns dois
ou três centímetros abaixo da área mais larga para que um encaixe no outro.

2º - Na tampa, pote de condicionador, marque um ponto três ou dois centímetros a partir da boca cortada, risque um V arredondando as pontas para formar a gola da boneca (observe
a foto).

3º - Recorte em feltro uma elipse para o rostinho, a forma do cabelo e um fundo um pouco maior que a elipse do rosto. Desenhe o rostinho com lápis de cor aquarelável ou tinta ou
até maquiagem de verdade mesmo! Cole os olhinhos, o cabelo e o rostinho no fundo. Aguarde a secagem.

4º - Cole o rostinho, já seco, diretamente no pote e decore todo o pote da forma que desejar, utilizando fitas, galões, botôes, linhas... e o que mais a imaginação permitir!
Está Pronto!!!

Dica: pode inventar outras formas de decorar seu estojo utilizando apenas canetas para retroprojetor coloridas.



*O cupcake de cereja é um alfineteiro, feito com feltro para aproveitar a tampa do pote de shampoo.*
*E até a florzinha é um trabalho de Juliana, feita com as sobras da embalagem.*

Para ver os trabalhos artísticos de Juliana, as esculturas feitas com papel artesanal, acesse a galeria Papel Artesanal no Flickr: http://www.flickr.com/photos/papelartesanal
Já os trabalhos artesanais, estão nesta galeria: http://www.flickr.com/photos/ju_rosenthal

Um baleiro de Boneco de Neve para adoçar o seu Natal

Texto por Alexandre Ferrari
Fotos cedidas por Tábata Kotowiski

Vamos aprender a fazer um lindo boneco de neve para enfeitar sua mesa Natalina.
Tábata Kotowiski faz artesanato há dois anos, iniciou utilizando madeira e depois passou
para a arte reciclável. Sua primeira arte reciclada foi este Boneco de Neve e hoje ela vai partilhar esse conhecimento com o Ambiente Reciclável.
Tábata conta que não tem uma formação em artes e que faz artesanato por hobby, baseando-se em coisas que vê pela internet.
"Muitas das coisas que faço, me inspiro na internet, que é uma fonte maravilhosa para quem procura sobre artes em geral. Olho aqui, olha acolá e quando vejo, sai alguma coisa."
Inspire-se, como nossa amiga Tábata, e mãos à obra!

Você vai precisar de:
- 1 lata de leite em pó ou achocolatado;
- restos de moletom [pode ser também feltro ou plush] para fazer o protetor de orelha e o cachecol, na cor que preferir;
- uma bola de isopor pequena;
- fita na cor que preferir;
- metal primer para impermeabilização da lata;
- tinta PVA ou acrílica branca;- caneta para retroprojetor;
- cola.

Procedimentos:
1 - Limpe bem a lata. É imprescindível que ela fica bem limpa e seca.

2 - Passe 3 demãos de metal primer para impermeabilizar a lata para que ela não enferruje.

3 - Passe 1 ou 2 demãos de tinta branca até a lata ficar bem vedada. Reserve.

4 - Corte a bolinha de isopor ao meio.

5 - Corte um pedaço de moletom um pouco maior do que a metade da bolinha, o suficiente para cobri-la. Passe cola na bola e cole o moletom. Faça o mesmo na outra metade do isopor.

6 - Corte a fita do tamanho que achar melhor para fazer a haste do protetor de orelha.

7 - Passe cola nos dois lados da fita. Espere secar um pouco e depois passe a fita com o ferro morno para fique bem durinha. Depois cole as pontas de cada lado da latinha para
fazer a haste do protetor de orelha e cole as metades das bolinhas revestidas.

8 - Faça a carinha do boneco com a caneta para retroprojetor. Use a sua criatividade!

9 - Por fim, recorte um tira do moletom (que será o cachecol) suficiente para dar uma volta e um nó ao redor da lata. Está pronta!



Para ver outras artes de Tábata, visite sua galeria.

Pelas Ruas...

Coleta seletiva no SESC
Texto e foto por Ana Karoline Gonçalves

O SESC do Engenho de Dentro faz a coleta seletiva de óleo. Não jogue o óleo usado em pias, ralos e bueiros. Conforme diz o quadro, coloque-o em uma garrafa com tampa e entregue a uma cooperativa.

Vamos colaborar, coloque o meio ambiente em primeiro lugar!

Veja como é fácil fazer um tapete decorado com tampinhas de garrafa pet

Texto e fotos por Ana Karoline Gonçalves

Passo a passo
Material:
-Tampinhas de garrafa PET;
- Linha de nylon;
- Tesoura;

Modo de fazer:

-Fure com a tesoura a lateral das tampinhas de garrafa pet;

- Com o nylon, prenda uma na outra;

* Use a criatividade, faça como quiser seu tapete. Pode com nomes, times, personagens e etc.

Pronto! Seu tapete já está pronto. Veja como ficou bem legal!

Papel reciclado vira prioridade nas empresas

Texto por Ana Karoline Gonçalves

O uso do papel reciclado, já está tornando realidade nas grandes empresas e bancos. É o caso do Bradesco, que tem a meta de atingir 100% de seu consumo total de papel por meio da reciclagem. A utilização do material começou há poucos meses e deve ser intensificado no final do ano. Mas o Banco Real foi pioneiro no uso de papel reciclado na produção de talões de cheque para clientes especiais no Brasil.
Os bancos utilizam o papel reciclado em varias situações, como por exemplo, nos informativos, cartões de visitas e etc.
O ponto positivo na atitude adotada, é que conforme dados, o uso do papel reciclado gera a preservação de 11,5 mil árvores ao mês e 138,6 mil árvores ao ano, além da economia de 5,5 milhões de litros de água ao mês e 66 milhões de litros de água ao ano.
Outras empresas de grande porte que adotaram o papel reciclado foram: Natura, Aços Villares, Credicard, Gradiente, Philips, Nestlé, TAM e Telefônica.
Os produtos fabricados, considerados ecologicamente corretos, são os mais diversos. Vão de papéis de presentes, agendas, notas fiscais, formulários, talões de cheques, a jornais, livros, revistas, cadernos escolares e embalagens.
Pelo visto o produto está fazendo sucesso, e com isso o uso vem crescendo mais e mais.

Instituições de Ensino cooperam com o Meio Ambiente

Texto por Eloana Proença

O IBEU, Instituição de Ensino de Língua Estrangeira, tem mais de dez unidades no estado do Rio de Janeiro e, na unidade de Madureira, coordenadores, professores e alunos preservam o ambiente em que estudam e claro o meio ambiente. Na primeira semana do mês de junho, deste ano, o curso realizou a Semana do Meio Ambiente, muita coisa mudou nessa semana.

Numerando as mudanças para um ambiente melhor:

1 – O curso ganhou as lixeirinhas da coleta seletiva
2 – Os copos plásticos foram substituídos por bebedouro
3 – Os professores ganharam canecas
4 – Os professores realizaram projetos com os alunos, alguns fizeram slides com tudo de ruim e bom que as pessoas causam ao meio ambiente, outros grupos tiraram fotos com plantas e encenando atos corretos.
5 – A Diretora distribuiu para os professores camisas para a campanha
6 – Foi realizado um sorteio com dois kits Meio Ambiente para dois alunos, uma menina e um menino, o kit continha uma bolsa feita com material reciclado, uma camisa, um caderno e uma agenda todos fabricados com material reciclado.
7 – O curso teve decoração com material reciclado.
E muito mais.
A instituição, antes mesmo dessa Semana do Meio Ambiente, já usava papéis reciclados, tanto para boleto bancário e documentos, quanto para as folhas de exercícios para as aulas.

O curso adquiriu esse método e os alunos conheceram melhor aonde jogar lixo, muitos trazem garrafas de vidro e de plásticos de sua casa para jogar fora no curso já que ocorre a coleta seletiva.

A Diretora afirma que achou a empresa no site http://www.rotadareciclagem.com.br/.

No site tem empresas que recolhem qualquer tipo de lixo. Colocando o endereço de sua residência, aparecem várias cooperativas, comércios e pontos de entrega coletiva.

domingo, 22 de novembro de 2009

Jogo Eco-Educativo lançado pela Bico de Lacre

Texto por Priscila Vieira
Imagens: [1] reprodução da capa do jogo
[2] reprodução do site do Projeto SISGA

Recicle é um jogo de tabuleiro cujo tema gira em torno de materiais orgânicos e recicláveis (papel, vidro, longa-vida, plástico e metal) e a dinâmica envolve coletá-los e levá-los para a Cooperativa, onde são reciclados em troca de pontos e retorno financeiro.Foi desenvolvido pela Bico de Lacre, uma editora de jogos com tiragens limitadas, de produção artesanal, com exemplares numerados e assinados pelo autor, o designer Luish Moraes Coelho. O jogo é feito com peças de resina de PET reciclado e pedaços de Tetrapak reciclado.
Pode ter de 2 a 4 participantes, onde cada um movimenta uma equipe de catadores que disputam a coleta de materiais e administram uma Cooperativa, com área de reciclagem e aterro sanitário. Ao longo do jogo, os jogadores passam pelas fases de abastecimento, compra de equipamentos para reciclagem, movimentação de Catadores, compra de materiais no Armazém de excedentes, negociação livre entre Cooperativas e, por fim, a Reciclagem. O jogo termina quando esgota a capacidade de algum aterro sanitário ou quando todos os Catadores tiverem iniciado um turno.

Para você que prefere jogar online, uma boa opção para divertir e educar as crianças é o Jogo da Reciclagem, desenvolvido pelo Projeto SISGA - Sistema de Informação para o Sistema de Gestão Ambiental. Composto por 12 fases, o jogador precisa descartar o material que aparece na lixeira de cor certa para a reciclagem. Para acessar, clique na imagem ao lado. Além dele, há outros jogos disponíveis no site do Projeto. Basta acessar a guia 'jogos'.

Confint reunirá jovens ao redor do mundo em prol dos desafios ambientais

Texto por Alexandre Ferrari
Imagem: Símbolo da Conferência

A primeira conferência internacional infanto-juvenil - Confint, que vai contar com a participação de jovens de todos os continentes, será realizada em Brasília, em 2010. "Vamos cuidar do Planeta" é o nome do encontro que vai discutir e apresentar soluções para os principais desafios ambientais.
Iniciativa do governo brasileiro, a Conferência Internacional é fruto da experiência de três "Conferências Nacionais - Vamos cuidar do Brasil", que aconteceram em 2003, 2006 e 2009, em 20 mil escolas de todo o país. O convite, lançado agora, é para que adolescentes e jovens do mundo possam vir ao Brasil debater alternativas para a construção de sociedades ambientalmente sustentáveis e socialmente justas. O tema das discussões será: "As Mudanças socioambientais globais com foco nas mudanças climáticas".
Os países participantes da Conferência, como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor Leste, poderão trazer um jovem facilitador, com idade entre 18 e 25 anos, que ficará encarregado de mediar o diálogo e ajudar crianças e adolescentes a organizarem suas próprias ideias, contribuindo com a interpretação do material de apoio e com a realização das diversas etapas do evento. Estes jovens facilitadores devem dominar pelo menos um dos idiomas da conferência (espanhol, inglês, francês e português), além de seu idioma nativo e chegarão ao Brasil uma semana antes da delegação de seu país para participar de um curso preparatório, que incluirá um treinamento sobre conceitos, metodologias e atividades que serão desenvolvidas.
A estimativa é de que a Confint reúna aproximadamente 900 pessoas, entre adolescentes de 12 a 15 anos, educadores e líderes de movimentos de juventude vindos de mais de 50 países. Os participantes ficarão envolvidos em atividades lúdicas, oficinas práticas, diálogos interculturais e intergeracionais, onde será criada a "Carta das Responsabilidades – Vamos Cuidar do Planeta", documento que assumirá responsabilidades coletivas e ações que devem ser implementadas local e globalmente. É possível também, participar de espaços virtuais onde os jovens de todos os países podem se comunicar. A Conferência também está presente no Facebook e no Twitter.
Acessando o
site da Confint, além de obter mais informações sobre o evento, você pode ver cadernos sobre questões ambientais com destaque para os temas água, energia, biodiversidade e mudanças climáticas.

Cuidados com o meio ambiente despertados na hora do lanche

Texto por Priscila Vieira
Imagem: reprodução do vídeo de divulgação da campanha

A nova campanha do achocolatado Toddynho, da marca PepsiCo, tem o objetivo de despertar desde cedo o interesse pelo meio ambiente, através de dicas de boas práticas ambientais.
Cada embalagem do achocolatado, desenvolvida pela Tetra Pak e 100% reciclável, vem com um adesivo mostrando situações onde Toddynho e o Sr. Porcão apresentam aitudes positivas e negativas para os cuidados com o Planeta.
No site do Toddynho [www.toddynho.com.br], entrando na guia Reciclagem, pais e filhos têm acesso a um conteúdo educativo que dá dicas, ensina o ciclo da reciclagem e ainda oferece um passo-a-passo para fazer um fantoche com a caixinha. Há também um espaço para mães, onde cada uma pode deixar seu depoimento, em vídeo, sobre como fala e pratica reciclagem com as crianças.

O vídeo da campanha, que está sendo divulgado nas emissoras de TV, apresenta uma aventura da turminha do Toddynho, limpando a sujeira que o Sr. Porcão deixa na natureza e estimulando as crianças a descartarem o lixo em locais apropriados.


Para assistí-lo, basta clicar na imagem ao lado e dar play em "Toddynho contra o Sr. Porcão".

sábado, 21 de novembro de 2009

Nada como ficar bela e saudável!

Texto por Ana Karoline Gonçalves
Imagem extraída do site da Natura

Mulheres, maquiagens e meio ambiente, todos juntos em uma embalagem reciclável.
As empresa de cosméticos Natura, lançou no ano de 2009 duas novas linhas de maquiagens: Natura Diversa e Natura Aquarela. A linha Natura Diversa é feita para mulheres que misturam elegância e atitude e também que sabem que sua beleza é a beleza do planeta. Esta nova linha, causa menos impacto ambiental, já a linha Natura Aquarela é uma maquiagem colorida para mulheres alegres, criativas e espontâneas com um ar de sofisticação. Sua embalagens são feitas com casca de madeira ecológica, que mostram nosso compromisso com o meio ambiente.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ônibus do Meio Ambiente.

Texto e fotos por Eloana Proença

O Zoológico do Rio de Janeiro, localizado no Bairro de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, um local cercado pelo verde, com árvores, lagos, e animais. Ótimo para um passeio em família. Muitas pessoas caminham pela Quinta, pois é um lugar grande, muita mata e um silêncio que transmite paz. Além das caminhadas e passeios, há o Zoológico que tem projetos para conservar o meio ambiente, conseqüentemente conservando os animais para que eles não entrem em extinção. O Zoo criou um ônibus com o intuito de que as crianças possam aprender mais sobre o meio ambiente, no interior o design é totalmente o ecossistema brasileiro, tem miniaturas de animais com a identificação, vem relatando quais animais estão em extinção, e tem técnicos para explicar e ensinar as crianças e seus acompanhantes. O objetivo é fazer com que crianças e adultos tenham a consciência sobre projetos relacionados á fauna, a flora e ao meio ambiente.
Esse passeio no Zoo Móvel tem que ser agendado pelo telefone:
(21) 2567-9732

Aproveite e conheça mais sobre projetos de Meio Ambiente.

Pelas Ruas...

Viva Positivamente!
Texto e foto por Eloana Proença

Nas ruas, em casa, no almoço, no jantar, sempre algo de bom para nos deliciarmos e nada como um bom refrigerante gelado. Mais de um bilhão de pessoas bebem em todo lugar do mundo: Coca- Cola.
Muitos endocrinologistas criticam esse refrigerante além de para muitas pessoas a taxa de açúcar ser prejudicial á saúde. Mas tudo isso tem um lado bom, e está no verso da lata, a Coca apóia cooperativas de reciclagem, “VIVA POSITIVAMENTE” não é um projeto, e sim um compromisso de viver em um mundo melhor.
O objetivo é devolver um pouco da água que eles utilizam em produtos, nas bebidas em que fabricam e nos processos produtivos.
A preocupação com o meio ambiente e o bem estar das pessoas, está em primeiro lugar, promovendo não só aos seus consumidores, mas a toda população, uma vida mais saudável.


Acesse o site da Coca Cola: http://www.cocacola.com.br/ e saiba mais clicando em Viva Positivamente.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Um brinde valioso para o planeta

Texto por Priscila Vieira

A Conferência Internacional da ONU sobre o Clima ainda está para acontecer, mas uma de suas iniciativas já pode ser apreciada: numa tentativa de acabar com o hábito de dar brindes em eventos e redirecionar a verba para causas mais construtivas, os agrados, que antes eram oferecidos aos participantes, cedem lugar à bolsas de estudos, dando a estudantes de diversos países a oportunidade de cursarem temas relacionados às mudanças climáticas em universidades dinamarquesas.
Entre os 11 estudantes escolhidos, que terão todas as despesas pagas durante os dois anos de mestrado, o que soma um total de 537 mil euros, está a brasileira Renata Hortencia Sales, Engenheira Civil que se especilizará em Energia Eólica pela Technical University of Denmark.
Com esse empreendimento, além da considerável economia de recursos naturais, que seriam utilizados na produção dos tais brindes, os organizadores da Conferência estarão auxiliando na formação de profissionais especializados que terão muito a acrescentar para a preservação do planeta.

Obama e Hu. Um encontro promissor para o Clima.

Texto por Priscila Vieira

Barak Obama visitou, nesta terça-feira, a cidade de Pequim, onde encontrou com Hu Jitao, presidente chinês, para a primeira reunião bilateral que marcou o início das discussões políticas entre China e Estados Unidos. Alguns temas foram discutidos pelos líderes das duas potências mundiais, mas parece que apenas um gerou concordância das duas partes: o Clima. Os dois afirmam desejar que a COP-15 [15ª Conferência das Partes entre os países membros da Convenção do Clima da ONU], que acontecerá no próximo mês em Copenhague, gere um acordo com efeito imediato. Segundo Obama, os bons resultados consistem em trabalharem juntos. "Sem os esforços da China e dos EUA, os maiores consumidores e produtores de energia, não pode haver soluções. Concordamos em trabalhar juntos para alcançar um êxito em Copenhague. Nosso objetivo não é um acordo parcial".
China e Estados Unidos são os dois maiores poluentes do planeta e muitos países esperam iniciativas dessas duas potências econômicas na Cop-15. Em um comunicado conjunto, os dois países reafirmam que um acordo em Copenhague estará baseado em responsabilidades comuns, porém diferenciadas conforme as metas de redução de emissões por parte dos países desenvolvidos e ações nacionais apropriadas de atenuação por parte dos países em desenvolvimento.

Sacolas de plástico X Sacolas recicláveis.

Texto por Ana Karoline Gonçalves

Antigamente, era normal o uso de sacolas retornáveis, mas com o passar do tempo com a modernidade surgiram às sacolas de plástico. A idéia foi boa, pois as pessoas passaram a ter a comodidade de ir ao mercado, sacolão e feiras e não levar nada. Mas essas mudanças começaram a trazer prejuízos para a sociedade.

As sacolas de plástico que emitem carbono, um gás que causa o efeito estufa, isto é, aumenta a temperatura da terra e também estão contaminando os rios, oceanos, praias, florestas, ruas,...

As sacolas recicláveis chegaram para amenizar esse problema, com o uso delas ajudamos a combater a poluição. Em alguns lugares essas sacolas já estão sendo utilizadas, como por exemplo, nos supermercados Extra e Wall Mart. O dinheiro arrecadado na venda das sacolas é usado no plantio de novas árvores.

O Ministério do Meio Ambiente fez um acordo com as empresas que usam sacolas plásticas para que ela adquirem sacolas de papel ou de papel reciclável. Para as empresas pequenas, de 1 a 2 anos e para as empresas grandes de 2 a 2 anos e meio.

Não use sacolas plásticas, pensem no meio ambiente!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Reciclagem de Caixa de Papelão

Texto e fotos por Eloana Proença

Como reciclar caixas de papelão e decorar sua casa?
O Blog Ambiente Reciclável te ensina!

O que precisa:
- Caixa de Papelão – do tamanho que desejar.
- Folhas de Papel Fino nos tons Preto e Dourado (cerca de 3 a 4)
- Para a decoração da caixa de bolinhas:
1 metro de tecido Chita ou outro que não desfie.
- Cola Cascorex
- Pincel Comum (grosso)
- Tesoura sem ponta
- Lixa de unha
- Verniz
- Pincel Comum para o Verniz
- Aguarrás

*As cores do Papel Fino e do Tecido de preferência devem ser nos tons escuros.*

Para decorar:

- Fita de cetim
- Tinta Relevo para decorar
- Pezinhos de madeira

*Na decoração você pode usar sua imaginação e criar o que quiser, mas nada que seja úmido.*

Modo de fazer:
- Amasse as folhas duas vezes uma de cada vez, abra com cuidado para não rasgar e passe com o ferro morno.

- Pegue a caixa, ponha a cola Cascorex, molhe o pincel na água e espalhe a cola na caixa, lado por lado, de preferência comece por dentro. Faça isso em todos os lados.

- Pegue o papel fino dourado, já amassado e passado e ponha delicadamente dentro da caixa, passando a mão levemente.

- Faça o mesmo esquema com o preto no lado de fora.

- Nos acabamentos passe cola também e ponha o papel.

- Deixe secar por três horas, pegue a lixa de unha e tire o excesso dos acabamentos, cuidado para não rasgar as laterais.

- No caso da tampa ser de pano passe a cola com o pincel úmido, coloque o pano e recorte as sobras. Pressione o pano com as mãos para que não fique ar e nem faça bolhas, tente deixar ele liso.

- Depois de seco as partes com papel e somente as partes do lado de fora, passe o Verniz, levemente para dar brilho e permeabilizar a sua caixa.

- Deixe secar por umas 5 horas, depois de seco decore, com fitas de cetim, colando com a Cascorex ou com cola quente, faça laços, e use também as tintas relevos com gliter ou sem para dar um toque.

- Por fim cole os pezinhos com a Cascorex deixando um dia para secar tudo.


A finalização é sua.


A aguarrás é para limpar o pincel do verniz. Quando for usar, de preferência esteja com uma máscara e, crianças não usem pois o cheiro é muito forte.

Antes e Depois:


Não jogue fora! Recrie, recicle!

BNDES financiará R$225 milhões para reciclagem.

Texto por Alexandre Ferrari

Segundo pronunciamento do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 07 deste mês, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social [BNDES] financiará, nos próximos dois anos, R$225 milhões em projetos de reciclagem. Ainda de acordo com Lula, os recursos ajudarão cooperativas de catadores a montar galpões de tratamento de resíduos.
"Quero fazer um apelo aos prefeitos do Brasil inteiro, sabe, que ajudem a organizá-los [os catadores]. Se, por acaso, um prefeito qualquer resolver tirar 200, 300 pessoas que estão na catação para colocar um empresário, o que vai acontecer? Ao invés de dar salário para 300 pessoas, você dá lucro para apenas uma." afirmou durante o programa semanal de rádio "Café com o Presidente", pedindo um incentivo maior das prefeituras às cooperativas e não apenas à iniciativa empresarial no setor.
Na mesma edição do programa, Lula disse esperar que seja logo aprovada a lei enviada ao Congresso que regulamenta a atividade de catador de material reciclável.

domingo, 15 de novembro de 2009

Livro incentiva consciência ambiental nas crianças.

Texto por Nathália Pimentel
Foto: reprodução da capa do livro

Editado pela Scipione, o livro "A última gota", de J. L. Diego, conta a história de uma das últimas gotas de água no mundo. Chuvisca, a gotinha, passa por diversas situações nas quais o autor realça a importância da água e a necessidade de poupá-la.

Durante a leitura, as crianças são levadas a uma reflexão: "imagine como seria sua vida sem água!". É a partir daí, que a consciência ambiental é despertada e elas passam a buscar soluções para o desperdício.

A obra, parte da coleção Dó-Ré-Mi-Fá, é direcionada para crianças a partir dos 8 anos e pode ser adquirida no site da editora, através do link: A Última Gota

Feira Internacional de Transporte apresenta novidades sustentáveis para diminuir o impacto ambiental dos caminhões.

Texto e foto por Alexandre Ferrari


Caminhoneiros sustentáveis.
Sim, isso é possível!
Foi o que mostrou a 17ª Fenatran - Feira Internacional de Transporte - que aconteceu em São Paulo no mês de outubro.
Multinacionais do setor dos transportes apresentaram uma série de alternativas sustentáveis para os caminhoneiros, como o Daily Elétrico, primeiro caminhão elétrico movido a energia 100% limpa e renovável da América Latina. O veículo, desenvolvido em parceria pela Iveco e pela Itaipu Binacional, possui três baterias recicláveis que, ao serem carregadas por aproximadamente oito horas, rodam cerca de 100km com emissão zero de poluentes. Mesmo ainda estando em desenvolvimento, a nova tecnologia já despertou o interesse de algumas empresas do setor de distribuição e alimentação do Brasil, caracterizando um avanço no setor caminhoneiro do país. Porém, devido a sua capacidade de rodar apenas pequenas distâncias, sua utilização é aconselhada em centros urbanos, principalmente em regiões onde o custo da energia elétrica valha a pena, como Sul, Sudeste e Norte.
O FPT Cursor 8, foi uma solução sugerida pela Iveco para a região Nordeste. um motor totalmente movido a etanol de consumo mais rápido que faz com que o custo-benefício compense para aqueles que trabalham na produção de cana-de-açúcar.
As novidades da Iveco, no setor dos motores, não param por aí. O motor híbrido diesel-elétrico, já utilizado em caminhões europeus, recupera energia nos momentos de frenagem, através de um conversor elétrico que alterna o uso de diesel e eletricidade para o funcionamento do caminhão, tornando possível a redução em até 30% do consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de poluentes. Outra inovação é o motor movido a gás natural que, em testes, provou uma redução de 84% nas emissões de óxido de nitrogênio e 96% de material particulado. Este tipo também é muito utilizado na Europa, onde existe maior subsídio para gás natural.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Natal Consciente

Texto por Nathália Pimentel
Fotos do passo-a-passo cedidas por Cristina Burdelis

Nossa convidada de hoje no "Decorando o Seu Mundo" é a artista plástica e arte educadora Cristina Burdelis, que iniciou a carreira artística no difícil momento da perda de um ente querido. E o que começou como terapia, hoje se transformou em profissão. Formada em pedagogia e artes plásticas, ela ministra cursos para crianças, adultos e idosos.

Cristina nos ensina como preparar uma árvore natalina, através da reutilização de materiais.
Acompanhe o passo-a-passo e deixe seu Natal ainda mais alegre e consciente!

PASSO-A-PASSO

Material a ser utilizado:
- 17 tubinhos de papelão (rolinhos de papel higiênico)
- Jornal
- Cola branca
- Fita adesiva
- Lápis ou caneta
- Tesoura
- Espátula
- Pasta para modelagem
- Pincel
- Tinta acrílica fosca para artesanato na cor branca
- Tintas tempera guache nas cores verde claro e verde escuro
- Bandejas de isopor
- Tintas dimensionais de diversas cores
- Imagens natalinas impressas ou de papel de presente
- Papel-cartão ou cartolina (sugestão: capas de livros que não poderão ser mais usados)
- Multcolage para papel (cola especial)

Procedimentos:
1 – Usando como referência a fita adesiva, trace vários círculos, com lápis ou caneta, sobre pedaços de jornal. Depois, recorte-os.




2 – Cole-os sobre as duas bases dos tubinhos, usando a cola branca.


3 – Para obter maior reforço, passe a fita adesiva sobre as bases.


4 –Com a cola branca, fixe um tubinho ao lado do outro, até que se forme uma ¨pirâmide¨.

5 -Após a montagem da estrutura da árvore de Natal, reforce-a, fixando com a fita adesiva.


6 – Em um recipiente, faça a mistura com o auxílio da espátula, na proporção de três colheres de pasta de modelagem para duas de cola branca aplicando essa mistura sobre toda a base.


7 – Após secagem de aproximadamente 24 horas, aplique uma demão de tinta acrílica fosca para artesanato.

8 – Com o pincel, passe outra camada de tinta têmpera guache, na cor verde escuro, e aguarde secagem de aproximadamente três horas.



9 – Para causar um efeito de pátina, aplique o pincel na posição horizontal, juntamente com a tinta têmpera guache na cor verde claro.



10 – Desenhe várias estrelas em um pedaço de isopor (bandeja) e recorte-as.



11 –Fixe-as com a cola branca, na ponta de cada tubinho.


12 – Recorte várias imagens natalinas e cole-as em papel-cartão com o Multcolage, para maior impermeabilização, e realce as cores.


13 – Decore as imagens com as tintas dimensionais, nas mais variadas cores e prenda-as na árvore com cola branca.



Pronto! A sua árvore natalina de materiais recicláveis já está linda para decorar a sua casa!


Para conhecer outros trabalhos direcionados ao tema ¨reciclar", visite o site de Cristina:
http://www.cristinaburdelis.com.br/